16 de abril de 2024, Porto Alegre / RS

Programa Maçônico de Assistência (Apoio) e Serviços (PROMAS – RS) é apresentado na Poderosa Congregação do GOB RS

O Secretário de Previdência e Assistência Social do GOB RS, Ir? Lucas Moraes Sitya, apresentou o Programa Maçônico de Assistência (Apoio) e Serviços (PROMAS – RS) na Poderosa Congregação do GOB RS, realizada no dia 5 de novembro de 2016. O PROMAS é um programa já existente na Grande Loja do Uruguai, que tem por objetivo principal o protocolo elaborado de resposta oportuna e eficiente aos pedidos de apoio e/ou colaboração frente a situações de urgência e/ou emergência requisitados por todos os Irmãos que se encontram na jurisdição. Como plano de integração e mútua cooperação, a criação do PROMAS no RS vem somar com aqueles objetivos.

A Grande Secretaria de Previdência e Assistência Social fez um breve levantamento das demandas dos irmãos da nossa obediência, tomando por base o ano de 2016, com destaque entre elas o socorro médico, as solicitações de doadores de sangue, as solicitações de amparo à questões hospitalares envolvendo irmãos e familiares, o atendimento jurídico, o apoio e amparo social, as solicitações de hospedagem e translado, as solicitações para socorro mecânico e acidentes, entre outras demandas. O Ir? Lucas Sitya pontuou que o PROMAS-RS visa atender a grande parte destas solicitações, atuando de uma maneira organizada com base nas prioridades e na classificação da solicitação. O protocolo de abordagem do programa consta de três níveis de prioridade e envolvimento com a solicitação de ajuda ou apoio, todos devidamente especificados na apresentação. No planejamento da resposta aos problemas e demandas foi citada a formação de uma rede de contatos por WhatsApp e telefones, representada por irmãos de diferentes regionais do estado (onze no total), constituindo o grupo principal e subgrupos regionais. Um programa piloto no período de 15/09/2016 a 31/10/2016 foi apresentado pelo Grande Secretário, bem como seus resultados iniciais, incluindo 10 ajudas e socorros na área da saúde, 5 grupos de doações de sangue, um translado e duas hospedagens, nesse curto período.

A Regiões (e as respectivas centrais) estão organizadas da seguinte maneira:

  • Região 1: Metropolitana / Porto Alegre.
  • Região 2: Fronteira Sul / Bagé e Rio Grande
  • Região 3: Fronteira Oeste / Uruguaiana e São Borja
  • Região 4: Noroeste / Santo Ângelo
  • Região 5: Norte / Passo Fundo
  • Região 6: Sudoeste / Torres
  • Região 7: Serra / Caxias do Sul
  • Região 8: Vale dos Sinos / São Leopoldo e N. Hamburgo
  • Região 9: Vale do Rio Pardo / Santa Cruz do Sul
  • Região 10: Vale do Taquari / Taquari
  • Região 11: Centro / Santa Maria

Por fim, falando de perspectivas futuras, o Secretário, auxiliado pelo Eminente Grão Mestre Estadual, mostraram cronograma de implementação. Essa fase configura a primeira, após comunicação oficial às lojas, e a segunda fase será interligar com o programa do Uruguai e, através desse elo, alcançará a terceira fase englobando outros países do Cone sul.

Matéria: Ir? Lucas Moraes Sityá


Notícias Relacionadas

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados