23 de abril de 2024, Porto Alegre / RS

Administrações de Loja: O que fazer quando recebe e-mails de remetentes desconhecidos

Uma das grandes ferramentas de comunicação que dispomos atualmente é o e-mail. Apesar das vantagens deste meio, enfrentamos o problema da identificação do remetente. Existem diversos métodos de autenticação do remetente, mas não são frequentemente aplicados na comunicação interpessoal. Por isso, é muito importante que estejamos sempre atentos com e-mails de remetentes que não conhecemos, mas que nos tratam como conhecidos. Pensando nisso, apresentamos algumas maneiras para as Administrações de Loja verificarem se a origem do e-mail é genuína:

  1. Caixa Postal do GOB: como este recurso pode ser utilizado somente pelas lojas do GOB, e-mails do domínio caixapostal.gob.org.br somente podem ser trocados com e-mails do mesmo domínio. Não há a possibilidade de receber e-mails fora deste domínio e nem enviar para fora deste domínio. Assim, esta restrição garante a origem dos e-mails. A caixa postal é de abrangência nacional. Caso você receba um e-mail pedindo algo, requisita que o mesmo seja enviado pela caixa postal do GOB (se for jurisdicionada ao GOB). Se a sua loja ainda não utiliza a caixa postal do GOB, ative o e-mail agora mesmo em gob.org.br.
  2. Portal do GOB: disponibilizamos no portal do GOB informações de contato das administrações de loja. Estas informações estão disponíveis somente às administrações de loja na área restrita do portal (menu Documentos – Administrações). Estas informações devem ser atualizadas pelas próprias lojas através do usuário de acesso fornecido pela Secretaria de Comunicação e Informática. Mas esta informação é de abrangência estadual. Se a sua loja ainda não possui o usuário de acesso ao Portal do GOB RS, solicite hoje mesmo através do e-mail secom@gobrs1.hospedagemdesites.ws.

Caso não for possível identificar o remetente, pois o mesmo é de outra potência ou não seja possível identificar pelos meios listados, recomendamos que orientem o remetente a enviar para o GOB RS a fim de que o mesmo seja verificado. Assim, evitaremos que possíveis problemas sejam causados pela falta de identificação de remetentes. Maiores dúvidas podem ser enviadas para a Secretaria de Comunicação e Informática através do e-mail secom@gobrs1.hospedagemdesites.ws.

Notícias Relacionadas

GSCI: Acesso da Administração da Loja à Área Restrita do Portal do GOB-RS

GSCI: Atualização dos Dados da Loja no Portal

Fundada em 14 de julho de 1981, com personalidade jurídica de direito privado, simbólica, regular e legítima, sem fins lucrativos.

Telefones
51 3226.9877 │ 51 3225.9982 │ 51 3212.3907

Sede 17 de Junho

Rua Dezessete de Junho, 436 - Menino Deus Porto Alegre - RS. CEP 90110-170

Palácio Duque de Caxias

Rua Washington Luiz, 214 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS - CEP 90010-460

GOB-RS - Gestão 2023. Todos os Direitos Reservados